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Arquitetos: Equipo de Arquitectura, José Cubilla; Horacio Cherniavsky, Viviana Pozzoli, José Cubilla
- Área: 450 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Federico Cairoli, Leonardo Méndez, Lauro Rocha
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Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura de uma casa reflete a forma como entendemos nosso habitar, e representa a conjunção de desejos, vontades, emoções e ideais. O trabalho de imaginar a construção do espaço é, ao mesmo tempo, o exercício mais básico e o mais complexo, entendendo que a casa é o cenário da própria vida do ser humano.
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Decidimos abandonar a paleta tipológica da casa, rejeitando o catálogo de tendências que aprisiona novas formas de imaginar a residência como construção que deve mudar e se transformar de acordo com a constante mudança do mundo e de nossas vidas.
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Não pensamos na forma arquitetônica como objeto projetual, mas como uma consequência. A obra se concebe como um sistema de lugares e relações reguladas por uma ideia de espaço contínuo que entrelaça o natural com o construído, o público com o privado, o interior com o exterior. O foco do partido está na solução estrutural e, portanto, espacial, que vai se desenvolvendo ao longo do terreno.
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O sistema estrutural consiste em vigas que configuram uma sequência progressiva de espaços, divididos a partir de suas funções, apoiadas em dois pontos cada uma, tentando reduzir a quantidade de fundações e escavação no terreno. A criação de grandes vãos permitem a transição entre exterior e interior, entrelaçando o entorno natural com o artificial através da continuidade espacial. Os balanços reduzem o momento fletor de 12 metros de vão entre as vidas, diminuindo a incidência do peso nos apoios. A distância perpendicular às vigas é pensada por meio de abóbodas cerâmicas que atuam simultaneamente como vigas e cobertura, dando ao espaço interno uma qualidade espacial apropriada às características climáticas locais.
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A casa é térrea e se estende ao longo do terreno intercalando os espaços construídos em uma progressão de programas que corresponde a uma organização física de privacidade e intimidade, permitindo a ventilação cruzada em todos os ambientes. Existe um equilíbrio entre cheios e vazios, onde um fortalece o outro. O cheio, o interno, a sombra, o espaço do espectador, se relaciona com o vazio, o externo, a luz, contemplando e desfrutando do mundo natural que se incorpora à arquitetura.
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Apesar de hoje em dia recorrer-se com frequência a classificações em certos critérios, correntes de moda, estilos e ismos, as estratégias bioclimáticas adotadas respondem à necessidade de utilizar e promover tais práticas. As coberturas verdes, a ventilação cruzada a coleta de águas pluviais e a proteção solar são técnicas apropriadas à condição climática de uma cidade como Assunção. A presença da água em quase toda a extensão do terreno não é apenas um elemento fenomenológico, mas um armazenador de água de chuva que se transforma em uma forma natural de refrigeração.
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Os pátios, aqueles céus canalizados [Borges dixit], introduzem os níveis de intimidade demandados por cada área da casa, articulados pela circulação que se transforma na espinha dorsal do projeto.
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As coberturas também funcionam como pátios, tanto como isolamento térmico, quanto como área de vegetação, criando no terreno uma sucessão de pátios em diversas alturas, respondendo a diversas situações.
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A arquitetura, apesar de ser estática, envelhece e transmuta, como um ser vivo, impregnando em seus materiais as marcas da passagem do tempo, razão pela qual decidimos sempre mente-los aparentes, renunciando todo tipo de ornamento, revestimento, maquiagem, supérfluos que escondem a própria natureza do material.
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